segunda-feira, 22 de junho de 2009

Conheça um pouco sobre : NIKE


Como funciona a maior fabricante de tênis do mundo ?
A Nike procura baixar custos de produção utilizando mão-de-obra barata de qualquer lugar do planeta, além de buscar outras vantagens, como pouco rigor na proteção ambiental, condição tributária favorável, isenção de impostos etc.
Ela concebe os modelos de seus tênis nos EUA, onde conta com apenas 500 empregados, encaminha os modelos pra Taiwan, onde são fabricados os protótipos e, finalmente, os produtos finais, fabricados a partir dos protótipos são produzidos no país da Ásia onde os salários estejam mais baixos.
A poderosa não chegaria a ser classificada como empresa de grande porte nem no Brasil. A rede de produção a ela associada chega a 90 mil pessoas espalhadas pelo mundo todo. Sua busca constante por condições tributárias favoráveis em outros países também não se encaixa no papel de empresa que se preocupa muito com o politicamente correto.
E como ganha tanto dinheiro? Ela vende por preços que oscilam entre 70 e 130 dólares um par de tênis cujo custo físico de produção é da ordem de 10 dólares. Perguntados como conseguiam vender a 100 dólares um produto de menos de 10 dólares, a Nike, que apenas coordena o ciclo econômico, e não produz tênis nenhum, respondeu simplesmente: Não vendemos tênis, vendemos emoções.
A Nike gasta fortunas com publicidade, o que permite associar o tênis produzido por jovens mal pagas na Ásia, com os poderosos músculos de atletas famosos. A identidade criada, de poder e sucesso, permite que outros jovens pelo planeta afora gastem 100 dólares pra partilharem do sentimento, da identidade.
Fábricas no Vietnã, subcontratadas pra produzir os tênis Nike, submetem os trabalhadores a jornadas de 65 horas de trabalho por semana. Os trabalhadores operam nesse regime pra poder atingir metas absurdamente elevadas de produção e ainda ficam sujeitos à exposição a substâncias carcinogênicas acima dos limites toleráveis, salários abaixo do necessário para a subsistência, castigos corporais, abusos sexuais e condições desumanas de trabalho.
A Nike paga milhões de dólares pra atletas divulgarem seu nome, mas a indústria que produz o seu tênis paga menos de 1 dólar por dia de trabalho.

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