terça-feira, 6 de outubro de 2009

APR - Do Hip Hop para o Rap (2007) (CD e DVD)


clique na imagem para ampliar e adiquirir o seu já !!!


Artilharia pesada de idéias


“Do Hip Hop para o Rap” é resultado dos primeiros sete anos de trabalho do grupo Artilharia Pesada da Rima (APR). O título é uma referência à trajetória de seu líder dentro da cultura Hip Hop. Vindo da militância social, Flávio da Silva Paiva, o Russo, começou a escrever rimas na intenção de transmitir idéias de conscientização (política e social) aos seus pares. Desde sua fundação, em 2000, o APR teve diferentes formações, mas atualmente conta com Russo e com a sua filha, Fernanda Paiva (Fernandinha), de oito anos. O disco, que está sendo vendido popularmente (em bancas de camelô, lojas de street wear e pelo próprio artista) a R$ 3, traz 17 faixas recheadas de participações.

Educador social e agente cultural, em “Do Hip Hop para o Rap”, Russo levanta discussões sobre gênero, sexualidade e redução de danos, assuntos com os quais lida diariamente nas oficinas e palestras que ministra. Na faixa “Mulher”, por exemplo, os temas em pauta são o machismo e a banalização sexual. A música tem as participações de Fernandinha e Lana Black, integrante do grupo Sobreviventes Aliados. Seu cotidiano – a realidade na qual está inserido – é outro objeto discutido com relevância pelo morador do bairro Morada da Serra (em Ibirité – região metropolitana de Belo Horizonte) em seu álbum de estréia. Sobre essa questão, destacam-se as faixas “De quem é a culpa?”, que fala sobre a desigualdade social brasileira, e “O que cai do céu a enxurrada leva”, sobre luta e valorização. Afinal de contas, nada é de graça. Caminhando para uma discussão mais subjetiva, ainda vale citar “Preso na neurose”, onde Russo coloca a mente humana como um inimigo invisível.

Além das músicas produzidas pelo próprio Russo, “Do Hip Hop para o Rap” tem produções assinadas por Enece Beats, DJ Spider e Eazy-CDA, que além de assumir, ao lado de Russo e da sua irmã (Flávia da Silva Paiva), os vocais na faixa “Tome cuidado”, foi o responsável pela mixagem e masterização do disco. Também participam da compilação os mestres de cerimônias Negão, do Kontrast (na faixa “A casinha da vovó”), Ed-Mun, do E² (na faixa “A tribo zulu”), e os grupos A Profecia (nas faixas “A Profecia”, “Zumbi do pântano” e “O que cai do céu a enxurrada leva”) e Dejavuh (nas faixas “Toda loucura tem seu preço” e “A cria”). O cantor Two Black e a atriz Rosa Negra completam as participações.

entre em contato : http://www.myspace.com/russoapr ou AQUI !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário