quarta-feira, 14 de outubro de 2009

OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO

OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO

CONVITE


O Grupo Levante de Teatro do Oprimido oferece uma oficina de capacitação para interessados e interessadas em multiplicar a técnica sistematizada pelo teatrólogo, Augusto Boal. A oficina oferecerá uma introdução à metodologia do Teatro do Oprimido, abrangendo:

· Teatro do Oprimido: o que é?
· A Árvore do Teatro do Oprimido: Ética e Solidariedade
· Jogos, exercícios e suas categorias: 1ª (sentir o que se toca); 2ª (escutar o que se ouve) e
3ª (estímulo dos vários sentidos); 4ª (ver tudo que se olha)
· Dramaturgia do Teatro-Fórum:
1- Personagens: Contra-Preparação, Motivação e Caracterização
2- Conflito: a Crise Chinesa (Oprimido X Opressor)
3- O espetáculo: quando começar?
4- As ações dramáticas
5- Metáforas: os objetos, o som
6- Introdução à Estética do Oprimido e os três eixos: Palavra, Som e Imagem.

Grupo Levante: constituído por multiplicadores e multiplicadoras formad@s pelo CTO-Rio através do projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto em Minas e Rio de Janeiro em cursos e seminários, tendo como facilitadores os/as Coringas e Augusto. O grupo integra a Rede de Teatro do Oprimido de Belo Horizonte (TOemBH) e trabalha em parceria com alguns grupos e instituições públicas e privada tais como: Centro de Teatro do Oprimido; Instituto de Direitos Humanos Helena Greco; Brigadas Populares; Centro Cultural Alto Vera Cruz – FMC e outros.

Umas das peculiaridades do Levante são os objetivos, um deles e o principal é o de não atuar somente como espetáculo e entretenimento, mas, na formação de pessoas, em especial das comunidades oprimidas por todas as formas de exclusão, tendo o Teatro como instrumento de emancipação, autonomia e transformação social. Desta forma nossas oficinas não são voltadas para fins lucrativos, entretanto, pedimos pequenas colaborações, aos/as que podem colaborar, como ajuda de custo para alimentação (almoço, café e lanche), hospedagem (para pessoas que vêm de outras cidades ou bairros distantes) e compra de materiais necessários. Por isso estamos pedindo aos participantes a colaboração flexível de 10,00 a 20,00 (dez a vinte reais), dentro da possibilidade de cada um, de cada uma.



OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO

(17 E 18 DE OUTUBRO de 2009)

A oficina ocorrerá no Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, localizado à Rua Hermílio Alves, 290/ bairro Santa Tereza (esquina com Rua Cristal) nos dias 17, sábado (das 10h às 16h) e 18, domingo (das 09h às 18h).
COMO CHEGAR: Rua Hermilo Alves, 290 - Santa Teresa Ônibus: 9103, 9210 Circulares: SC01 e SC03 Metrô: Estação Santa Efigênia

Para se inscrever preencha os dados da ficha de inscrição em anexo e envie para o email:
http://br.mc449.mail.yahoo.com/mc/compose?to=capacitacaolevante@yahoo.com.br

Participantes que virão de fora ficarão hospedados no Instituto e devem trazer roupas de cama e toalha de banho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário